Social Media Belém

Gabriel Pinheiro

Atualizado em 24 de junho

O quarto profissional a ser apresentado é o Gabriel Pinheiro.  Ele está cursando o 7º Semestre em Comunicação Social – Jornalismo, Estácio FAP (PA), 2018. Tambem participou do curso Métricas II em junho de 2018 na Agência EKO. Em 2017 participou de três cursos:  Planner Summit, Faculdade Cásper Líbero em maio  (SP),  Marketing de Conteúdo para redes sociais, Agência EKO, (janeiro).  e  Métricas I, Agência EKO (janeiro).

Trabalha na Agência Eko desde agosto de 2015. Na EKO, ele desenvolve funções como social media e criador de conteúdo. Até fevereiro de 2017, atuou nas 2 contas de maior público da agência: Supermercados Líder e Círio de Nazaré, além de outras menores como Magazan e Farmalíder. Já teve experiências, também, com as contas do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará, Shopping Castanheira, Take One – Doceria Artesanal e Blog do Câncer. Campanha Política: Agosto – Outubro / 2016. Atuou na equipe de social medias do então candidato a reeleição pela Prefeitura de Belém, Zenaldo Coutinho, do PSDB. Além disso, apresentou nos dois turnos do pleito, o programa de rádio da campanha e atuou, também, como repórter nos canais de internet e TV do candidato. Trabalhou na Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Belém de janeiro a agosto de 2016. Foi Social Media da conta do Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. Atuou na criação de textos, monitoramento e elaboração de relatórios dos canais digitais de comunicação do Prefeito com a população.

Além desses trabalhos, Gabriel conta que também gosta muito de atuar em veículos de comunicação. É estagiário do JL1 da TV Liberal, onde exerce função como jornalista. Lá ele atua apurando informações, produzindo pautas e escrevendo textos para o jornal, sempre com a supervisão de produtores, editores e direção da Afiliada local da Rede Globo.

Para o futuro, ele diz que pretende se qualificar ainda mais para aprimorar suas habilidades em redação, criação de conteúdo e convergir a experiência dele de TV com internet.

TOP PROJETOS

Neste ano estamos pedindo aos profissionais que indiquem seus principais projetos realizados entre junho de 2017 e maio de 2018 e Gabriel citou:

» Marketing de Oportunidade

Cliente: Supermercados Líder
Período do projeto: Junho de 2017 – Maio de 2018

As peças aqui anexas são de marketing de oportunidade, elas faziam parte de uma estratégia macro para viralizar conteúdos dos Supermercados Líder nas redes sociais e, dessa forma, criar uma relação com os seguidores e fortalecer a marca nas redes sociais.

Participação do Gabriel no projeto:  Planejamento, desde o briefing, até a ação nas mídias.

Links de conteúdos e resultados do projeto: As peças do Projeto 01 foram criadas, postadas e metrificadas por ele.

Posts exemplo:

Post 1  Tudo bem, rainha. Outras oportunidades virão. Melhoras!  
Peça veiculada em setembro de 2017, quando a cantora americana Lady Gaga cancelou sua participação no Rock in RIo. Peça com 1,5 mil curtidas, 263 compartilhamentos e 172 comentários.

Post 2 Vai, Banana! Êta Loka!
Peça veiculada em janeiro de 2018, quando a cantora brasileira Anitta lançou o hit “Vai Malandra”. Peça teve 2 mil curtidas, 94 compartilhamentos e mais de 125 comentários.

Post 3   Vídeo
Que tiro foi esse?
Vídeo veiculado na página dos Supermercados Líder, no facebook, em 18 de janeiro de 2018. 79 mil visualizações, 4,1K de curtidas e mais de 539 compartilhamentos.

»Relacionamento / Amigo Invisível

Cliente: Supermercados Líder
Período: Dezembro de 2017

O Projeto 2 foi uma ação de relacionamento que o cliente fez com oito clientes dos Supermercados Líder, que representavam 8 lojas do Grupo, incluindo o interior do estado. A ação consistia em escolher os personagens nas redes sociais e reuni-los em uma das lojas do grupo para a troca de presentes.

Participação do Gabriel Pinheiro no projeto:  Participou das etapas de elaboração, produção, publicação e metrificação da ação.

Links de conteúdos e resultados deste projeto:

»Calendário Programado

Cliente: Supermercados Líder
Período: Junho de 2017 – Maio de 2018

O calendário do cliente tinha 3 datas semanais importantíssimas. Todas as terças, quartas e quintas-feiras os preços dos produtos da peixaria, setor de hortifruti e açougue são ainda mais baratos. Como a data se repetia toda semana, fez-se a necessidade de encontrar alternativas bem humoradas, alinhadas à persona do Supermercado, para relembrar o consumidor desses dias.

Participação do Gabriel Pinheiro no projeto:  Participou das etapas de criação, publicação e metrificação.

Links de conteúdos e resultados deste projeto:

  • Quarta do Hortifruti do Líder
    Peça veiculada em outubro de 2017, na página dos Supermercados Líder. Objetivo era lembrar, de forma bem humorada, a Quarta do Hortifruti. Dia em que o supermercado vende hortifrútis mais baratas em suas lojas.
  • Quinta da Carne do Líder
    Peça veiculada em outubro de 2017, na página dos Supermercados Líder, com o objetivo de interagir e lembrar os consumidores da Quinta da Carne, dia em que o supermercado vende carnes a um preço mais em conta.
  • Terça do Peixe do Líder
    Peça veiculada em outubro de 2017, na página dos Supermercados Líder. Peça para lembrar e interagir com os consumidores do supermercado sobre Terça do Peixe que acontece todas às terça-feiras, quando os preços do pescado tornam-se mais atrativos para o consumidor.

Gabriel ressalta que nas datas anteriores à estipulada para a participação na premiação Social Media do Ano 2018, também participou da criação, publicação e metrificação de posts de muito sucesso, seja para os Supermercados Líder, seja para clientes como o Círio de Nazaré. Ele cita o “case do açaí“, quando o Supermercado respondeu, em sua página, a uma publicação de uma loja de Joinville, em Santa Catarina, que disse que tinha o melhor açaí do País. Ele cita também as coberturas ao vivo e em real time que a página do Círio de Nazaré faz durante o mês de outubro. Além de ser uma conta que ele atende e cria os conteúdos.