Social Media Belém

Iaci Gomes

Atualizado em 22 de junho de 2019

Iaci Gomes, 27 anos, natural de São José do Rio Claro, Mato Grosso. Reside no Pará desde os dois anos de idade.

Ela é formada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade da Amazônia (Unama) e em Social Media formada pela Yesbil. Também tem Formação em Gestão de Mídias Sociais e Monitoramento pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), realizado em 2018. Também possui o curso de Gestão de Crise e Reputação da ESPM, realizado em maio deste ano. 

Como jornalista, teve experiências na Rádio Unama, redação dos jornais O Liberal e Diário do Pará. Hoje atua com assessoria de imprensa, produção de conteúdo, editoria de produtos e informativos e redes sociais na agência Temple Comunicação. Ela destaca hoje ampla experiência com gerenciamento de crise, principalmente no âmbito da mineração. Atua com Planejamento de imprensa e de redes sociais, ênfase na produção de conteúdo.

Entre suas suas experiências na Temple, Iaci destaca:

Lyoto Machida: atualização das redes do atleta com planejamento e produção de conteúdo semanal, principalmente no Instagram. Há direcionamentos específicos para a carreira do atleta e a projeção de sua imagem. Para isso, produzo planejamentos mensais e conteúdo.

Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense: atuação na assessoria de imprensa e redes sociais do evento (planejamento, produção de conteúdo e monitoramento) durante duas edições do evento, uma em 2016 e outra em 2018.

99: gestão de contratação de treze influenciadores paraenses em dezenas de ações da 99, empresa de transporte. Além do planejamento e negociação de orçamento com influenciadores, foi realizado monitoramento e gestão dos relatórios para apresentação ao cliente. Os eventos e influenciadores foram combinados conforme perfil, alcance e engajamento. Realizei a avaliação dos media kits e dos perfis de todos e gerenciei-os ao longo das ações, realizadas por aproximadamente dois meses em 2018.

Como social media freelancer, ela destaca o trabalho realizado para:

Flor de Sal: empresa de produtos saudáveis artesanais, onde atuei por dois anos (desde a abertura até o fechamento). O perfil alcançou quatro mil seguidores com publicações diárias e poucos patrocínios. Neste cliente produzi artes e auxiliava no planejamento. Infelizmente, venderam o perfil e perdi o arquivo digital, embora tenha o conteúdo salvo. Esse trabalho foi realizado de 2016 a 2018.

Espaço Yin-Yang: estúdio de serviços como Pilates, Yoga, massagens, meditação e afins. Realizo planejamento, produção de conteúdo e das artes. O perfil vem apresentando crescimento orgânico de seguidores considerável, sem apoio de impulsionamentos ou aquisição de novos seguidores. Sigo nesse trabalho.

Em 2014, ela criou o projeto Soprando Letras, voluntário e sem fins lucrativos. Por meio dele, arrecada livros para repassar para entidades de incentivo a leitura no Pará. A última edição foi realizada em dezembro de 2018, um especial de Natal. A campanha geralmente é realizada em março, período do seu aniversário. Em quatro edições já foram arrecadados mais três mil livros e cerca de dez entidades foram beneficiadas pelo projeto.

Além de trabalhar na Temple Comunicação, conforme citado anteriormente, ela mantém freelas de redes sociais paralelos ao trabalho. Além disso, está trabalhando na apuração e produção de três livros, sendo um reportagem e outro de contos e textos pessoais. “Meu objetivo é me especializar constantemente na área de social media e gerenciamento de crise.”