Social Media Belém

Luana Leal

Atualizado em 25 de junho de 2019

Luana Leal, 27 anos, natural de Macapá (AP), terra do camarão pitú e do Marabaixo. Ela é graduada em Design Gráfico, curso que iniciou na Fanor (Faculdades Nordeste) em Fortaleza e concluiu na FEAPA (Faculdade de Estudos Avançados do Pará) aqui em Belém em 2014. Luana está cursando a pós-graduação em Jornalismo Digital pela Estácio.

Atualmente ela é gerente do departamento de Marketing Digital da agência Gamma Comunicação, no qual é responsável pelas estratégias de comunicação digital, análise de dados, definição, implementação e análise de KPI’s, direcionamento de conteúdo e campanhas de anúncios online no Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads, além da coordenação da equipe, e trabalha com clientes como o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Prefeitura Municipal de Marabá, Prefeitura de Parauapebas, Aliança Francesa de Belém, Quadrra Engenharia entre outros.

Luana trabalhou como analista de Marketing Digital na agência Inova Brasil de setembro de 2017 a abril de 2019. Nesse trabalho foi responsável pelo atendimento das redes sociais de grandes empresas da região, do país e até mesmo na Europa, como: Shopping Bosque Grão-Pará, Cerpa, Flamboyant, Clube Caixaparah, Extrafarma, FUSO, AMZ Importações entre outros, no qual, produziu conteúdo, estratégia, planejamento de comunicação digital, definição, implementação, análise de KPI’s, campanhas de anúncios online no Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads. Atuou também como Analista de marketing digital em empresas como Virtú e Temple Comunicação, no qual, nesta, atendeu a mineradora Hydro com o case da banda A-ha que veio para a região e após, atendeu a concessionária de energia elétrica do estado do Pará no período de outubro de 2015 a agosto de 2017. De 2010 a 2013 atuou como coordenadora adjunta na ação educativa do projeto Arte Pará da Fundação Rômulo Maiorana. Em junho de 2015 atuou como coordenadora da ação educativa do VI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Em 2012 abriu uma agência de design gráfico, a Virgo Design, até o ano de 2015 atuando como CEO e diretora de arte.

Ela relata um pouco dessas experiências e aprendizados:

Uma das experiências mais incríveis, que com certeza vou levar pro resto da vida, foi ter atendido a Hydro, em um freela de analista de mídias sociais para a Temple Comunicação, no período em que a empresa trouxe para o Estado, a banda norueguesa A-ha, que fez dois shows: um no município de Barcarena e outro em Paragominas para comemorar os 100 anos de atuação da empresa no Pará. Além de ser muito fã da banda, tive a incrível oportunidade de participar deste grande projeto que envolveu um estudo riquíssimo sobre a empresa, no qual, pude conhecer os processos da fabricação do alumínio, e sobre o grupo musical que faz sucesso desde os anos 80. Além disso, o projeto teve um trabalho social muito bonito que foi a troca de ingressos por kits de material escolar que foram distribuídos para milhares de crianças que moram em comunidades no Pará como um incentivo e apoio à educação.

Hoje ela trabalha com um cargo de gerência no departamento de marketing digital da agência Gamma Comunicação, no qual, “assumo um desafio grande, pois atuo, principalmente com as estratégias online de órgão públicos, um campo novo de trabalho para mim. E como consequência, posso explorar novos caminhos, estudos, técnicas e teorias que estou conseguindo aprender e aplicar. “


“Para o futuro próximo, pretendo continuar desenvolvendo o meu trabalho na Gamma e criar cases interessantes para o portfólio. E para daqui há cinco anos, quero ter a oportunidade de explorar novos mercados fora de Belém, e quem sabe, até mesmo fora do Brasil, mas ainda na América Latina. Para este plano, estou me preparando com o estudo intensivo de outros idiomas como: espanhol, francês e aprimorando o inglês. “